Essa triagem é feita, para saber se elas possuem problemas visuais
Para Lucia da Rocha Bail, a visão está bem melhor depois que consultou na Clínica Universitária de Saúde Visual. “Já consultei duas vezes com eles. Eu adoro eles aqui. Melhorou bastante minha visão. A hora que precisar estou aqui novamente”, diz.
O curso de Bacharel em Optometria é realizado na Universidade do Contestado em Canoinhas, sendo o único no Brasil. A instituição tem um convênio com a Universidade de San Martin em Bogotá, alguns professores vieram da Colômbia especialmente para dar aulas em nossa cidade.
A Clínica Universitária de Saúde Visual realiza exames na população em geral para detectar algum problema visual. Os exames são realizados por alunos do curso de Optometria que estão no último ano da graduação, supervisionados pelos professores optometristas. Desde 2003 já passaram pela Clinica aproximadamente mais de 15 mil pessoas, sendo que foram realizados mais de 20 mil atendimentos.
Uma parte do estágio que é realizado pelos alunos que estão no final do curso, é feita na Clínica, a outra é feita nas escolas através de uma triagem.
Há mais de um ano o curso de Optometria e o Lions Clube de Canoinhas, trabalham em conjunto pela melhoria da saúde visual no município e região. Quando é detectado algum problema visual, na triagem realizada pelos alunos, a criança é encaminhada para exames mais minuciosos que são realizados na Clínica Universitária de Saúde Visual.
O Lions Clube, além de colaborar nas triagens, auxilia as famílias na aquisição de lentes para os óculos, quando esses são indicados. Muitas vezes as armações são fornecidas na Clínica Universitária de Saúde Visual, que conta com um banco de óculos, constituído por doações de alunos e da comunidade. Lembrado que esses procedimentos são todos feitos com a autorização dos pais dos alunos nas escolas.
A população também pode se consultar para saber se possui, ou não problemas visuais, e se detectadas patologias oculares nos exames realizados, o paciente será encaminhado para a Secretária Municipal de Saúde.
Vinícius Nepomuceno de 25 anos, mora em São Paulo capital, e uma semana por mês ele vem para Canoinhas, para concluir o curso de Optometria. “Viajo 590 km para chegar aqui. O curso não tem em outros lugares, por isso que venho de São Paulo. Vale a pena à viagem para fazer o curso”, conta.
Segundo a Professora e coordenadora do curso de Optometria Isabella Murara Vieira, essa iniciativa do curso contribui para a melhoria da saúde visual. “Contribui para a melhoria da saúde visual da região, pois oferece ações de promoção e proteção da saúde visual , bem como a detecção de problemas refrativos, que não identificados e podem interferir diretamente nas condições de vida das pessoas”, ressalta.
Fonte: Jornal O Planalto